Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Índice de Geologia e Mineração Glossário de Termos Geológicos Fale Conosco
Mineral


Definição

Minerais, do latim minera , são compostos químicos naturais (raramente elementos nativos), formados a partir de diversos processos físico-químicos que operaram na crosta terrestre. A maioria esmagadora desses compostos ocorrem no estado sólido e compõem as rochas.

Um mineral que pode ser explorado economicamente passa a ser denominado de  minério e, à atividade referente à sua extração, chamamos mineração.

Estudos experimentais demonstram que cada mineral é formado sob uma condição físico-química específica, ou seja, a uma determinada temperatura, pressão e concentração dos elementos químicos presentes no sistema.

Os minerais se mantêm imutáveis até que as condições ambientais atinjam os limites de sua estabilidade, a partir do que são substituídos por outros mais estáveis sob a nova condição. Alguns minerais, porém, possuem limites de estabilidade muito amplos e são praticamente imutáveis, como o diamante, o coríndon, o grafite, etc.

Os minerais possuem uma grande variedades de propriedades (cor, dureza, brilho, índice de refração, transparência, clivagem, peso específico, etc), das quais ao menos uma delas serve para distingui-lo de todos os demais.

Fontes: 

Dicionário de Mineralogia - Pércio de Moraes Branco